Conheça a rotina de um locutor de rádio

Bom dia gente!
Hoje eu vim falar de um video que eu fiz há algum tempinho, mostrando a minha rotina como radialista. Pra quem não sabe, eu sou locutora de rádio há 17 anos, já trabalhei em algumas rádios de Campos dos Goytacazes, onde comecei e hoje, trabalho em uma grande emissora na cidade de Macaé há 13 anos, a rádio 101 FM, uma das emissoras do grupo Iltamir Abreu.

Conheço muita gente que sonha com a profissão, que ama microfone e não consegue viver sem ele. Se é esse o seu caso, eu recomendo que ouça bastante os grandes profissionais, que estude bastante para ler e escrever muito bem e o inglês....gente, há quem não concorde, mas hoje em dia, inglês não é luxo, é necessidade básica de sobrevivência para pessoas de qualquer parte do mundo. Como um radialista vai ler matérias jornalísticas sem ter uma boa pronúncia de inglês? vejo muitos profissionais passando vergonha literalmente, lendo matérias e anunciando nomes de músicas errado. O português também é uma pedra no sapato de muitos, por isso eu digo e repito: se você deseja ser um profissional respeitado, invista no português e no inglês, pois antigamente o que tinha mais valor, era a voz bonita e hoje quem tem conceito é quem fala bem. Locutores também precisam operar o audio, ou seja, tem que saber mexer na mesa de operações, computadores e programas de execução de audio e programação radiofônica.

O salário não é lá essas coisas. Se você quiser ganhar mais, vai ter que vender propagandas para ganhar comissão, ou trabalhar em outro lugar para complementar a sua renda, pois um radialista, tem carga horária de 5 horas por dia (30 h/semana), então sobra tempo pra você estudar ou fazer outras atividades para ganhar mais. Você vai ralar 6 dias por semana, inclusive sábados ou domingos então não vai ter muito tempo livre para viajar ou curtir feriados. Se você trabalha de domingo à sexta (como é o meu caso), não importa se é carnaval, natal ou semana santa....você vai trabalhar de domingo à sexta e pronto! Enfim...se você gosta de rádio, vá em frente, obtenha seu registro e leve a profissão à sério.

Como é o meu trabalho?

Aos domingos a noite, apresento um programa chamado Baú 101. O programa é muito gostoso de fazer, pois toca flash backs dançantes de várias épocas (anos 70, 80, 90...) e todo mundo adora curtir as saudades que rolam na programação.
De segunda à sexta, eu trabalho na produção de um programa musical, mas a prioridade são os debates e utilidade pública. Eu faço a produção de uma grande parte do conteúdo do programa, além de operar o audio e organizar os quadros. É uma rotina bem dinâmica, a hora passa rápido e com o tempo, vamos adquirindo experiência e agilidade. Minha folga é somente aos sábados, então, aproveito ao máximo, pois passa rápido :))))))

Assistam ao video que eu fiz durante o meu programa e com a equipe com quem trabalho diariamente:

Espero que tenham gostado de conhecer um pouco mais sobre a rotina dos radialistas :) . Até o próximo post!

Compartilhe:

0 Mensagens

Comentários
0 Comentários