Sobremesa típica brasileira: Quebra queixo

E aí gente, tudo bem?! :)))))
Desde criança, eu aaaaamo quebra queixo, mas daquele bem duros, que fazem a gente ficar com cãibras no maxilar (foi o que deu origem ao nome do doce), mas são mais difíceis de encontrar.


Naqueles carrinhos que vendem cocada, encontramos uns mais molinhos, bem fáceis de comer com colherinha de plástico.
O doce, é bem antigo e segundo algumas pesquisas, tem sua origem na região norte do Brasil. É feito basicamente de coco, açúcar e suco de limão. O sabor é marcante e delicioso e a textura, exclusiva, sem dúvida, um gostinho super brasileiro.

Quando fiz essa receita em casa, optei pelo açúcar orgânico, que do plantio à industrialização, não recebe nenhum ingrediente artificial.
O mais escuro mantem suas propriedades nutricionais, mas não se iluda...esse açúcar é menos refinado mas é tão calórico quanto o branco fino.

A minha receita, fica assim, cremosinha e bem molinha, pode até comer com queijo. O segredo do ponto, é o tempo de cozimento. Se você quer mais puxa puxa, é só deixar secar mais alguns minutos.
Eu postei a receita num grupo de culinária do Facebook e como deu ibope, achei legal postar aqui no blog pra vocês também.



A receita, está na imagem ao lado e o modo de preparo, é muito simples. Eu lavo a açúcar pra panela e deixo ficar em ponto de caramelo, tipo pra pudim. Depois coloco a água, o suco do limão e o coco, mexendo bem pra misturar tudo.

Quando acrescentamos o coco, a calda fica um pouco mais rala, por causa do líquido da fruta, aí é só deixar encorpar, em fogo médio, mexendo de vez em quando, até o ponto desejado.

O ponto padrão, que aquele puxa-puxa não muito forte, é quando solta do fundo da panela parecido com o ponto do brigadeiro. Como eu queria comer com a colher, tirei antes de chegar nesse ponto, como ponto de calda fio fraco.
Se você quiser, pode deixar alguns pedaços de coco maiores para decorar por cima. Fica uma delícia!

Espero que gostem e que façam! Se tiverem alguma dúvida, é só comentar.


Compartilhe:

0 Mensagens

Comentários
0 Comentários